Nova Diretoria assume na CNTC

Imprimir    A-    A    A+

15/06/2012


Diretoria assume na CNTC sob a liderança de Levi Fernandes Pinto

O presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais, Levi Fernandes Pinto (foto), tomou posse nesta terça-feira, 28 de fevereiro, na Presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). A solenidade, realizada na sede da entidade, em Brasília, contou com a presença de Parlamentares, representantes do Poder Judiciário, presidentes de Sindicatos e Federações de Trabalhadores e de entidades patronais de todo o País, além da presença maciça de presidentes de todas as Centrais Sindicais.

A nova Diretoria da Confederação, eleita em janeiro, tem mandato até 2016 e assume em um momento especial para a categoria, que teve sua regulamentação profissional aprovada por unanimidade pelo Senado Federal em dezembro, após décadas de luta pelo reconhecimento profissional. O projeto passa agora por apreciação na Câmara dos Deputados.

Ao dar posse a Levi Fernandes Pinto, o Procurador-Geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, ressaltou o compromisso da instituição com a conciliação e com a defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros. Luís Camargo destacou o papel do Ministério Público do Trabalho na defesa da sociedade e dos direitos irrenunciáveis dos trabalhadores. Nesse contexto, ainda destacou a legitimidade da representação dos trabalhadores exercida pelas entidades sindicais e que sua gestão à frente do MPT será pautada pelo diálogo e respeito à ordem jurídica vigente, em especial na defesa dos princípios constitucionais contidos no artigo 8o, da unicidade e liberdade sindical.

O novo presidente da CNTC destacou os compromissos da Diretoria empossada com a sustentação da estabilidade econômica, com as relações institucionais com a Confederação Nacional do Comércio, com a cobrança da melhoria das condições de trabalho dos Comerciários e Serviços e com a manutenção do canal de diálogo com o Poder Público no aprimoramento das políticas de proteção social e de respeito à autonomia sindical. Os presidentes da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah; Força Sindical, Paulo Pereira da Silva; e Nova Central dos Trabalhadores, José Calixto Ramos, saudaram a posse da nova Diretoria e reafirmaram a importância da CNTC no movimento sindical brasileiro. Pelas Confederações, participaram da solenidade de posse os presidentes da CNTI, José Calixto Ramos; CNTT, Omar Gomes; Contratuh, Moacyr Tesch Auersvald;  e presidentes de Federações e Sindicatos de Trabalhadores no Comércio e Serviços de todo o País.

O senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto de regulamentação da profissão de Comerciário e Serviços, saudou a posse do presidente Levi Fernandes Pinto e de todos os diretores.