Votações unânimes marcam assembleias da Federação

Imprimir    A-    A    A+

23/11/2012

Motta ressalta a aprovação da Regulamentação dos Comerciários

As Assembleias Gerais (Ordinária e Extraordinária) do Conselho de Representantes da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), realizadas na manhã desta sexta (23/11) no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande, aprovaram, por unanimidade, os itens constantes nas pautas de trabalho. São eles: a prestação de contas da Diretoria da entidade (em 2011) e a proposta orçamentária para o ano de 2013. A mesa de trabalho foi presidia pelo presidente do Sincomerciários de Araraquara, José de Mattos Filho. Os dirigentes Mário Herrera (Marília), Walter dos Santos (Guarulhos), Márcia Caldas Fernandes (Rio Preto) e Nadir da Silva Almeida (Presidente Venceslau) também compuseram a mesa diretora, bem como Minervino Ferreira (Santo André) e Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários.

Carlos Dionísio de Morais, diretor social da Federação e presidente do Sincomerciários de Taubaté, introduziu os trabalhos, seguido pela execução do Hino Nacional. O presidente Motta, antes de entrar nas pautas em questão, relembrou a vitória obtida pela categoria dia 14/11, na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara (CCJ), que aprovou em caráter conclusivo (na Casa) a Regulamentação da Profissão de Comerciário. O presidente ressaltou: “Trata-se de uma luta antiga e unitária que foi capitaneada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), presidida pelo companheiro Levi Fernandes”.

Motta ainda parabenizou e valorizou a decisiva participação dos dirigentes dos Sincomerciários em todas as fases mobilizatórias ao longo dos últimos anos. “Obrigado pela união e pela determinação de todos”. Ele explicou que as conversas sobre a matéria no Senado devem ser iniciadas semana que vem e torce para que a presidenta Dilma Rousseff sancione o projete até o final de 2012. Na mesma linha de valorizar o movimento sindical comerciário, o presidente destacou a presença maciça dos sindicalistas comerciários, nesta semana, pressionando a Câmara para pôr em votação o projeto que trata do fim do Fator Previdenciário, nocivo às aposentadorias. E completou: “A votação deverá ocorrer na semana que está por vir. Por isso, convoco os companheiros e as companheiras a tomarem a linha de frente desta luta, novamente em Brasília”. A Campanha Salarial 2012 também foi abordada pelo presidente.

Assuntos diversos

Apresentadas, discutidas e aprovadas as pautas relativas às duas assembleias citadas acima, que contou também com a provação unânime do Conselho Fiscal da Federação, os cerca de 160 delegados federativos presentes passaram a avaliar e votar os chamados assuntos gerais. Foram eles:

– Aprovação unânime da filiação do Sinprafarma de Bauru, presidido por Jussara Rúbia M. da Silva, à Federação. Agora, são 68 Sindicatos Filiados.

– Doação, em regime de comodato, de imóveis para a instalação de novas sedes aos Sincomerciários de Piracicaba, Ituverava e Jaboticabal. A Catanduva, um terreno. Todos aprovaram.

– Aprovação aos encaminhamentos da Diretoria acerca da aquisição de um novo Centro de Lazer da Federação, desta vez, no interior do Estado.

– Reforma, para 2013, do restaurante do Centro de Lazer de Praia Grande, que, conforme o projeto, receberia novas dependências sobre sua cobertura. A ampliação de novas áreas, reivindicadas pela categoria como parque infantil, academia de ginástica e adaptações à acessibilidade, também receberam votação unânime.

No encerramento dos trabalhos, a palavra foi franqueada aos presentes. Um dos oradores foi o presidente-licenciado do Sincomerciários de Ourinhos e secretário-adjunto estadual do Trabalho, Aparecido de Jesus Bruzarosco, que enalteceu a seriedade da atual administração da Federação. “O presidente Motta é um homem de visão. Os dados apresentados nessas assembleias, de modo tão transparente, revelam que suas habilidades se estendem em todos os campos que atua. Parabéns ao presidente Motta, à Diretoria da Federação e a todos os presentes pelos trabalhos tão profícuos realizados na manhã de hoje. Sucesso a todos”.

Fonte:  Fecomerciários