Fiscais flagram 263 adolescentes irregulares em lojas do McDonald’s no RS

Imprimir    A-    A    A+

22/09/2015

Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagraram 263 adolescentes trabalhando de forma irregular em 14 lanchonetes do McDonald’s em Porto Alegre. Foram encontrados jovens com queimaduras no corpo por trabalharem com chapas quentes e fritadeiras sem uso adequado de equipamentos de segurança. De acordo com norma do ministério, menores de idade são proibidos de desempenharem essas funções.

Também foram encontrados 14 adolescentes menores de 16 anos trabalhando sem ser como aprendiz, o que é vetado por lei.

Segundo o ministério, em quatro lojas os jovens aprendizes trabalhavam parte do tempo na cozinha, quando, na verdade, deveriam aprender técnicas de venda, como previsto no curso de aprendizagem contratado.

Ao todo, foram lavrados 45 autos de infração. A auditoria do MTE determinou a mudança de função dos adolescentes irregulares, a adaptação dessas funções ou a delimitação das atividades dos menores.

Outro lado

A Arcos Dorados, empresa responsável pelo McDonald’s no Brasil, afirmou, em nota, que apresentou defesa em todos os casos apontados pelo MTE e “entende que as atividades citadas não são insalubres ou perigosas”. A empresa disse, ainda, que fornece equipamentos de proteção individual (EPIs) a todos os funcionários.

Com relação aos aprendizes, a Arcos Dorados declarou que “todas as atividades realizadas seguem estritamente o conteúdo programático das instituições de aprendizagem”.

Fonte: Uol.