Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 01 a 03 de junho de 2015

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 01 a 03 de junho de 2015, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
 Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analistas de Relações Institucionais: Cláudia Fernanda Silva Almeida
Renan Bonilha Klein
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo
Estagiárias: Letícia Tegoni Goedert
Tamiris Clóvis de Almeida

Nesta semana, a perspectiva de trabalho deve ser esvaziada em vista do feriado de Corpus Christi e a possível falta dos parlamentares em Brasília. Terá pouca possibilidade de deliberação de proposições pautadas nas duas Casas.

Câmara dos Deputados

Plenário


Na Pauta constam decretos legislativos de acordos internacionais, não tendo como foco interesses da categoria.

Pontos da Reforma Política estão previstos para retomarem as deliberações no dia 10 de maio, quarta-feira da semana que vem.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania


Terça-feira às 14h30 – Quarta às 10h

Recursos trabalhistas
Item 7 – Projeto de Lei 2113, de 2007, de autoria do deputado (PMDB-MT), que “altera a redação do art. 894 e inclui § 3º ao art. 893, todos da CLT, estabelecendo regras para a contagem dos prazos para recursos trabalhistas”.
Relatório: apresentado pelo deputado Valtenir Pereira (PROS-MT), é pela pela aprovação deste, com o Substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, na forma de Subemenda Substitutiva.
Relator responsável pela redação final da Comissão.

Penhora “online” nas execuções trabalhistas.
Item 25 – Projeto de Lei 5140, de 2005, de autoria do ex-deputado Marcelo Barbieri (PMDB-SP), que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho para dispor sobre a penhora on line na execução trabalhista e a aplicação do princípio da desconsideração da personalidade jurídica.
Relatório: apresentado pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), é pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste e do PL 5328/2005, apensado, na forma do Substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição do PL 870/2007, apensado.
Retirado de Pauta em virtude da ausência do Relator, em 28/05/2015.

Violência contra mulher
Item 29 – Projeto de Lei 3047, de 2008, de autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que “altera a Lei nº 9.455, de 7 de abril de 1997, que define os crimes de tortura”, definindo como crime de tortura o constrangimento com violência, em razão de discriminação de gênero, violência contra a mulher, agravando a pena quando o crime é cometido em decorrência de relações de parentesco, casamento ou união estável.
Relatório: apresentado pelo deputado Luiz Couto (PT-PB), é pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação, com Substitutivo.
Cumprindo prazo de vista.

Responsabilidade por litigância de ma-fé
Item 67 – Projeto de Lei 7769, de 2010, de autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), que “acrescenta dispositivos à Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, a fim de dispor sobre a responsabilidade das partes e de seus procuradores por litigância de má-fé”.
Relatório: apresentado pelo deputado Lincoln Portela (PR-MG), é pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação.

Exclusão de beneficio em caso de homicídio doloso
Item 86 – Projeto de Lei 4053, de 2012, de autoria do deputado Manato (SD-ES), que “acrescenta § 5º ao art. 16 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, para excluir como beneficiário de pensão por morte o dependente que cometeu, tentou ou participou de crime de homicídio doloso contra o segurado”.
Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), e pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste, da Emenda nº 1/2012 e do Substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio


Terça-feira às 14h

Audiência Pública sobre Auxílio-transporte ao trabalhador
Audiência Pública para debater o Projeto de Lei 4400, de 2012, de autoria do deputado Mandetta (DEM-MS), que Institui o Auxílio Transporte e revoga a Lei nº 7.418, de 16 de dezembro de 1985, que dispõe sobre o Vale Transporte, e o parágrafo único do art. 10 da Medida Provisória 2.189-49, de 23 de agosto de 2001, que declara dedutível como despesa operacional os gastos decorrentes da Lei nº 7.418, de 16 de dezembro de 1985.

Dentre os convidados à Audiência, constam os presidentes da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Sr. Robson Braga de Andrade; da Confederação Nacional do Comércio – CNC, Sr. Antônio Oliveira Santos; da Confederação Nacional dos Transportes – CNT, Sr. Clésio Andrade; da Confederação Nacional das Instituições Financeiras – CNF, Sr. Luiz Carlos Trabuco Cappi; e da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, Sr. Márcio Lopes de Freitas.

Senado Federal

Plenário


Constam na pauta projetos sobre segurança pública e financiamento de campanhas eleitorais, temas que não tem como foco interesses da categoria.

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Segunda-feira às 9h


Audiência pública sobre “direito a greve”.
Pelos convidados indicados, o debate foi direcionado ao setor público.

Comissão Mista da Medida Provisória 670, de 2015
Terça-feira às 15h


Reunião destinada à apreciação do relatório sobre a Medida Provisória 670, de 2015, que altera a lei nº 11.482, de 31 de maio de 2007, para dispor sobre os valores da tabela mensal do imposto sobre a renda da pessoa física; a lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988; e a lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995.

Brasília-DF, 01 de junho de 2015



Tamiris Clóvis de Almeida
Sheila Tussi Cunha Barbosa