Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 20 a 24 de junho de 2016

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 20 a 24 de junho de 2016, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analistas de Relações Institucionais: Letícia Tegoni Goedert, Renan Bonilha Klein e Victor Zaiden
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo

  • Rodrigo Janot: o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve decidir nesta semana se acata ou não o pedido de impeachment apresentado contra o Procurador-geral da República. Renan já indeferiu outros cinco pedidos, mas disse que irá analisar a peça em questão, que sustensta que Janot deu tratamento diferenciado quanto pediu a prisão de Renan, Romero Jucá e José Sarney e não tratou com a mesa rigidez a Presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula;
  • Eduardo Cunha: Vence na 5ª feira (23/06) o prazo para que a defesa de Cunha apresente recurso na Comissão de Constituição e Justiça e de Cadadania (CCJC) contra a decisão do Conselho de Ética, que acatou o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que pede a cassação do mandanto do parlamentar. Caso a CCJC admita o recurso, o processo contra Cunha deve retornar ao Conselho de Ética, inadmitido, caberá ao Plenário da Câmara decidir sobre seu mandato.

Câmara dos Deputados

Plenário


A Pauta encontra-se trancada por duas Medidas Provisórias:

  • MP 714/2016, que aumenta a participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas; e
  • MP 718/2016, que institui normas gerais sobre desporto, para dispor sobre o controle de dopagem.

Desobstruída a pauta, poderá votado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 268/2016, que trata dos fundos de pensão vinculados à União, estados e municípios.

Não há outros itens na Pauta. Novas matérias poderão ser incluídas mediante acordo de líderes.

Comissão Especial sobre o Financiamento da Atividade Sindical

Terça-feira, às 9h45


A Comissão se reúne para analisar o parecer apresentado pelo relator dos Trabalhos, deputado Bebeto (PSB-BA). Ele recomenda a aprovação de projeto que regulamenta a contribuição negocial e promove mudanças no movimento sindical como a extensão do direito ao voto a todos os trabalhadores representados, independente de filiação ao sindicato; e cria Conselho Nacional de Autorregulação Sindical, órgão bicameral formado por entidades patronais e laborais destinada a fixar parâmetros mínimos de organização sindical.

Cabe pedido de vista à matéria.

A Comissão é presidida pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP).

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)

Segunda-feira, às 14h30 e terça-feira, às 10h


O andamento normal dos trabalhos na CCJC está sendo prejudicado em função da falta de acordo em torno da Consulta 17/2016, feita pelo presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), acerca da espécie legislativa que determinará o futuro do deputado Eduardo Cunha, que deverá ser votada pelo Plenário da Casa. O relator da Consulta, deputado Arthur Lira (PP-AL) recomenda que o Conselho de Ética apresente sua decisão na forma de um projeto de resolução, podendo assim receber emendas em Plenário e alterar a pena destinada a Cunha.

Constam ainda na pauta os seguintes itens de interesse.

Emissão da Carteira de Trabalho

Item 31 – Projeto de Lei 7705, de 2014, de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT), que altera a CLT a fim de permitir que a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ocorra por meio eletrônico.

Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, com emenda.

Violência contra a mulher

Item 34 – Projeto de Lei 2638, de 2007, do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que dispõe sobre a criação da Semana Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, a ser comemorada na última semana do mês de novembro.

Relatório: apresentado pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

Participação de estrangeiros em representação sindical

Item 35 – Projeto de Lei 4029, de 2008, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a lei 6.815 de 1980 (Estatuto do Estrangeiro) para revogar o dispositivo que veda ao estrangeiro participar da administração ou representação de sindicato ou associação profissional, bem como de entidade fiscalizadora do exercício de profissão regulamentada.

Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação do projeto, com substitutivo; e pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição do substitutivo da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – CMULHER

Terça-feira às 9h30


Item 1 – Requerimento 9, de 2016, de autoria da deputada Tia Eron (PRB-BA), que requer a realização de Audiência Pública, em conjunto com a Comissão de Seguridade Social e Família para debater o aumento da Licença Paternidade como estratégia para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância.

Item 7 – Requerimento 7, de 2016, de autoria da deputada Tia Eron (PRB-BA), que requer a inclusão de convidadas na audiência pública que discutirá o significado da palavra gênero e a estigmatização do termo. Para tanto são convidadas Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); Drª Andréa Barcelos; Juíza da 2ª Vara da Família de Divinópolis (MG); e Fernanda Takitani Professora de História e Pesquisadora do Observatório de Biopolítica. A audência está agendada para o dia 29/06, às 14h30.

Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF

Terça-feira às 9h30


Lavagem de uniformes

Item 27 – Projeto de Lei 323, de 2015, de autoria do deputado Jorge Solla (PT-BA), que responsabiliza as empresas pela lavagem dos uniformes usados por seus empregados.

Relatório: apresentado pela deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), pela aprovação, com emenda.

Comissão de Finanças e Tributação – CFT

Terça-feira às 10h


Aposentadoria por invalidez

Item 4 – Projeto de Lei 7797, de 2010, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que altera a Lei 8.213/1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, para incluir o lúpus e a epilepsia entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Relatório: apresentado pela deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária, com emenda.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público – CTASP


Não haverá reunião deliberativa nesta semana.  

Comissão de Educação

Terça-feira às 9h30


Movimentação do FGTS

Item 3 – Projeto de Lei 465, de 1999, de autoria do ex-deputado Geraldo Magela (PT-DF) que altera a lei 8.036 de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para autorizar o trabalhador que não possui imóvel a movimentar a conta vinculada para pagamento do preço da aquisição de lote para uso residencial.

Relatório: apresentado pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), pela aprovação do substitutivo do Senado Federal.

Senado Federal

Plenário


A pauta encontra-se desobstruída e, até o momento, não há propostas de interesse.

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática – CCT

Terça-feira, às 08h45


Item 1 – Projeto de Lei da Câmara 101, de 2014, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a CLT para alterar o prazo para a publicação do edital de cobrança da contribuição sindical e incluir a internet como veículo de publicação.

Relatório: apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Assuntos Sociais – CAS

Quarta-feira, às 9h


Movimentação no FGTS

Item 5 – Projeto de Lei do Senado 371, de 2015, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que permite o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na aquisição e na instalação de equipamentos destinados à geração própria de energia elétrica em residências.

Relatório: apresentado pelo senador  Elmano Férrer (PTB-PI), pela aprovação da matéria.

 Salário maternidade

Item 7 – Projeto de Lei do Senado 142, de 2016, de autoria do senador Telmário Mota (PDT-RR), que altera a Lei de Planos e Benefícios da Previdência social (Lei 8.213/1991) para estabelecer que o pagamento do salário-maternidade, na hipótese de adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção de criança, seja realizado diretamente pelo empregador.

Relatório: apresentado pela senadora Regina Sousa (PT-PI), pela aprovação do projeto, com emenda.

Item 8 – Projeto de Lei do Senado 143 de 2016, de autoria do senador Telmário Mota (PDT-RR), que altera a CLT para dispor que o pagamento do salário-maternidade e a concessão da licença-maternidade serão devidos na hipótese de adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção de criança ou adolescente.

Relatório: apresentado pela senadora Regina Sousa (PT-PI), pela aprovação do projeto.

Congresso Nacional

Comissão Mista sobre a MP 719/16

Terça-feira, às 15h


Instalação da Comissão Mista e eleição de presidente e vice-presidente.

A Medida Provisória (MP) 719/2016 disciplina a utilização do saldo da conta vinculada e da multa rescisória, no âmbito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), como garantia de empréstimo consignado para empregados do setor privado.

Assim que proferido seu parecer na Comissão Mista, a MP passará a trancar a pauta de votações do Plenário da Câmara dos Deputados.

A matéria tem validade até o dia 9/08/2016.

Brasília-DF, 20 de junho de 2016.



Victor Zaiden
Sheila Tussi Cunha Barbosa