Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 31 de outubro a 4 de novembro de 2016

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 31 de outubro a 4 de novembro de 2016, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analistas de Relações Institucionais: Letícia Tegoni Goedert, Renan Bonilha Klein e Victor Zaiden
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo

A Pauta da Semana detalha a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 31 de outubro a 4 de novembro de 2016, observando que os eventos podem ser cancelados ou alterados.

Desfechos e continuidades: Encerrado o capítulo das eleições municipais, o Congresso Nacional volta a funcionar normalmente a partir da semana que vem. O feriado de finados desta 4ª feira (2/11) quebra o ritmo de trabalhos e, apesar de haver sessões agendadas no Senado Federal, é grande a chance de falta de quórum.

Teto dos Gastos: o Senado se mobiliza para dar andamento celere à Proposta de Emenda à Constituição que impõe o teto nos gastos públicos, agora renomeada como PEC 55/2016. A proposta está pautada como item único na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), cujo relator é o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Câmara dos Deputados

Plenário


A Câmara dos Deputados não realizará sessões deliberativas nessa semana.

Entretanto, havendo quórum para sessões de debates, serão contatos os prazos para apresentação de emendas e recursos às proposições em tramitação na Casa.

 

Senado Federal

Plenário


Sessões deliberativas estão agendadas somente para a 3ª e 5ª feira. A pauta encontra-se trancada pela seguinte Medida Provisória:

  • MP 737/2016, que permite que o policial ou o bombeiro militar da reserva dos Estados e do Distrito Federal que tenham passado para a inatividade no prazo de até cinco anos, possam desempenhar atividades de cooperação federativa.

Reforma política

Constam na pauta também duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que promovem reformas no sistema eleitoral e partidário. São elas:

  • Item 3 – PEC 36/2016, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que dispõe que somente terão funcionamento parlamentar os partidos que, a partir das eleições de 2018, obtenham um mínimo de dois por cento dos votos válidos apurados nacionalmente e a partir das eleições de 2022, um mínimo de três por cento desses votos, distribuídos em, pelo menos, quatorze unidades da Federação;
  • Item 4 – PEC 113/2015, da Câmara dos Deputados, que permite doações de pessoas físicas ou jurídicas a partidos e apenas de pessoas físicas a candidatos, nos limites da lei; proíbe a reeleição para os cargos executivos; limita o acesso aos recursos do fundo partidário e aos programas gratuitos de rádio e TV aos partidos que tenham elegido pelo menos um representante no Congresso Nacional na eleição anterior.

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

3ª feira, às 10h


Recuperação judicial

Item 7 – Projeto de Lei do Senado 370, de 2012, para alterar Lei de Falências (Lei 11.101/05), para incluir os créditos decorrentes de contratos firmados com microempreendedor individual e microempresa dentro daqueles previstos no plano de recuperação judicial da empresa para pagamento em até um ano e inserir os mesmos créditos, com limite de 150 salários-mínimos por credor, no rol dos créditos privilegiados no processo falimentar, logo após os créditos trabalhistas e à frente dos tributários.

Relatório: apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), favorável ao projeto.

Brasília-DF, 31 de outubro de 2016.



Victor Zaiden