Imprimir    A-    A    A+

 

Acontece nesta quarta-feira (06/06) na Comissão de Assuntos Sociais no Senado Federal audiência pública para debater o Desenvolvimento de Competências Sociais e suas Implicações para o Mercado de Trabalho no Futuro. Contou com a colaboração das seguintes convidadas:

Claúdia Costin, especialista em Políticas Públicas. Aponta importância de se investir em educação e da necessidade de ensinar o que de fato é preciso e será cobrado no mercado de trabalho. É preciso ensinar a pensar e a recente reforma no ensino médio objetiva proporcionar maior tempo para as disciplinas mais importantes. Necessário focar nas competências e não mais nos conteúdos e que a escola precisa incluir e ensinar valores, isso não pode ser somente para a família que nem sempre tem estrutura para transmitir esses valores.

Fernanda Marsaro dos Santos, representante do Ministério da Educação. Destaca que o mercado de trabalho precisa de um jovem preparado para responder as situações diversas do cotidiano. São novas habilidades que precisam ser trabalhadas no ensino médio. A reforma da educação proporcionou escolhas ao estudante e essa escolha vai ao encontro dos interesses do estudante para sua vida profissional.

A audiência pública demonstra a necessidade de se repensar a educação no Brasil, as mudanças vão desde as disciplinas, que agora são denominadas competências à formação dos professores. Um dos maiores desafios é o orçamento, que embora seja curto é mal investido.

 

Relações Institucionais da CNTC

É permitida a reprodução deste conteúdo desde que citada a fonte