Imprimir    A-    A    A+

Informe Legislativo – 25 a 27 de agosto de 2015

Acontece no Congresso

Este Informe sintetiza os acontecimentos no legislativo de 25 a 27 de agosto de 2015

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira

Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa

Analistas de Relações Institucionais: Cláudia Fernanda Silva Almeida

Renan Bonilha Klein

Tamiris Clóvis de Almeida

Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo

Estagiária: Letícia Tegoni Goedert

Temas abordados nesta edição:

•    Câmara aprova projeto que cria Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
•    Câmara aprova projeto de isenção de IRPF para seguro de vida
•    CCJC aprova projeto que inclui pena de assédio sexual no trabalho
•    CCJC debateu mecanismos de combate a condutas ofensivas contra a mulher na internet
•    CSSF aprova parecer sobre prazo de até 90 dias para requerer pensão por morte
•    CAPADR aprova projeto de instituição do Sistema Nacional de Economia Solidária
•    CTASP aprova projeto de desoneração de férias e 13º; repouso remunerado em feriados religiosos; e seguro-desemprego a dependentes do trabalhador
•    Senado aprova cota mínima para mulheres no Legislativo passa em primeira votação
•    CDH debateu trabalhismo no Brasil
•    CAE aprova concessão de férias no mesmo período à trabalhadores da mesma família
•    Comissão de Reforma Política aprova relatório com substitutivo
•    CAS rejeita projeto que institui declarações exigidas de Microempreendedor Individual
•    Tramitação – Apresentação de pareceres e designação de relatorias

Câmara dos Deputados

Plenário


Aprovado projeto do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Aprovado Projeto de Lei Complementar 106-C, com 445 votos, de autoria do deputado Esperidião Amin (PP-SC), autorizando a criação de sociedade de garantia solidária para as microempresas, com o objetivo de oferecer garantia a seus sócios participantes.

Situação: matéria segue para análise do Senado Federal.

Aprovado projeto de isenção de IRPF para seguro de vida
Plenário aprovou Projeto de Lei 10, de 2015, de autoria do deputado Lucas Virgílio (SD-GO), que concede isenção tributária do IRPF à parte do dinheiro recebido de seguro de vida usada para pagar plano ou seguro de saúde.

O substitutivo aprovado infere isenção apenas se a transferência ocorrer diretamente da operadora do seguro de vida para a operadora ou seguro de saúde.

Situação: matéria segue para análise do Senado Federal.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania


Aprovado parecer sobre pena de assédio sexual no trabalho
Aprovado parecer sobre Projeto de Lei 509, de 2015, de autoria do deputado Major Olímpio Gomes (PDT-SP), alterando o código penal incluindo no dispositivo tratante de assédio sexual no ambiente de trabalho para incluir a detenção de 1 a 2 a nos se cometido por superior hierárquico ou por que tenha ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função.

O parecer foi aprovado com complementação de voto de a pena ser aumentada de até um terço se o crime for cometido na presença de uma ou mais pessoas, ou por meio de comunicação de massa, inclusive a internet.

Situação: matéria deverá ser apreciada pelo Plenário.

Comissão debateu mecanismos de combate a condutas ofensivas contra a mulher na internet
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania debateu nesta última quinta-feira o uso da Lei Maria da Penha para punir ofensas pela internet. A audiência contou com os seguintes convidados: Sara Gama, promotora da Vara de Violência Contra a Mulher no Estado da Bahia; Aline Yamamoto, secretária adjunta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres / Presidência da República; e  Thiago Tavares Nunes de Oliveira, presidente da Safernet Brasil.

Atualmente ofensas cometidas nas redes sociais, como compartilhamento de imagens ou qualquer tipo de material têm penas previstas no Código Penal para crimes contra a honra, consideradas calúnias, injúrias e difamação, com penalidade de chegar a 2 ano de detenção mais multa. Já crimes cometidos contra menores de 18 anos as penas são previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, chegando a reclusão de 4 a 8 anos para quem produzir e de 1 a 3 anos para quem possuir o material.

Segundo Yamamoto, esse tipo de agressão se justifica pela cultura machista, como violência doméstica. De acordo com pesquisa apresentada pela participante, a violência contra a mulher nas redes sociais ocorre entre jovens. Para Tavares, os projetos (PL 5555/13 e apensados) precisam de alterações, mas já estão sendo ajustados para prevenir o uso de aplicativos com conteúdos íntimos envolvendo mulheres e devem ser incluídos menores de idades, uma vez que a ECA presume. Também, finaliza ressaltando que a remoção do conteúdo deveria ser imediato e não de 24 horas como estipula o projeto.

A relatora do projeto, deputada Tia Eron (PRB-BA), disse que irá levar em consideração tudo o que foi exposto na audiência para ter uma elaboração mais completa da Lei.

Comissão de Seguridade Social e Família


Aprovado parecer sobre prazo de até 90 dias para requerer pensão por morte
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou parecer da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), pela aprovação com substitutivo do Projeto de Lei 1671/11 e seus apensados, os quais tratam de estabelecer pensão por morte a contar da data do óbito quando requerida no prazo máximo de 90 dias, contado da data do falecimento do segurado.

Pelo parecer, a relatora afirma que a lei original de pensão por morte não estabelece prazo para requerer, apenas afirma ser desde o óbito. Porém, foi criada a Lei 9.528, de 10 de dezembro de 1997, originada da Medida Provisória 1.596-14, de 1997, estabelecendo a exigência de requerimento do benefício em trinta dias para ter direito ao benefício desde a data do óbito.

Entretanto, foi observado ser curto prazo de 30 dias para a população mais carente reunir toda a documentação e receber o benefício. Dessa forma, o prazo de 90 dias estipulado pelos projetos foi suficiente e aprovado.

Um ponto alterado pelo substitutivo foi no disposto da contagem do prazo de 90 dias de recebimento do benefício a partir de decisão judicial nos casos de desaparecimento e na ocorrência de catástrofe, acidente ou desastre, independente de decisão judicial, na forma que já é assegurado por norma administrativa do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Com isso, Benedita da Silva propôs também mudanças na forma de o prazo de 90 dias para requerimento do benefício e recebimento dos valores desde a data do óbito seja válido em todos os casos: morte real, com contagem do prazo a partir do óbito; morte presumida, contado o prazo da data do trânsito em julgado da decisão judicial que reconhecer o desaparecimento; e a partir do último dia da catástrofe, acidente ou desastre.

Situação: projeto segue para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural


Comissão aprova a instituição do Sistema Nacional de Economia Solidária
Aprovado, por unanimidade, parecer do deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), pela aprovação na forma de substitutivo e emendas apresentadas na CFT do Projeto de Lei 4685/2012, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e outros que dispõe sobre a Política Nacional de Economia Solidária e os empreendimentos econômicos solidários, cria o Sistema Nacional de Economia Solidária. De acordo com o parecer o relator melhorou a redação legislativa, e aprimoramento da politica, tais quais: a) inserir o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, como o responsável pela implementação da Política Nacional de Economia Solidária; e b) autorizar a União a criar o Fundo Nacional de Economia Solidária – FNAES, de natureza contábil, conforme regulamentação própria, com o objetivo de centralizar e gerenciar recursos orçamentários para os programas estruturados no âmbito do Sistema Nacional de Economia Solidária, destinados a implementar a Política Nacional de Economia Solidária prevista na Lei.

Situação: projeto segue para a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público


Comissão debaterá em Audiência a aplicação de recursos do FGTS
Aprovado Requerimento 63, de 2015, de autoria do deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), que solicita a realização de audiência Pública para discutir o Projeto de Lei 8015/2014, que altera a Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, para restringir a aplicação dos recursos do FGTS às áreas de saúde, saneamento, habitação e infraestrutura.
A Confederação Nacional da Indústria – CNI foi incluída a participar da audiência.

Aprovada desoneração de férias e décimo terceiro salário
Aprovado parecer favorável ao Projeto de Lei 2708, de 2007, de autoria do deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que altera a legislação do imposto de renda das pessoas jurídicas e da organização e custeio da previdência social para desonerar a remuneração de férias e o décimo terceiro salário.
Situação: projeto segue para a Comissão de Finanças e Tributação.

Aprovado parecer sobre repouso remunerado em feriados religiosos
Aprovado parecer favorável ao Projeto de Lei 1720, de 2011, de autoria do então deputado Dr. Grilo, que dispõe sobre o repouso semanal remunerado e o pagamento de salário nos dias feriados civis e religiosos, para permitir que a multa aplicável por infração aos dispositivos dessa lei sejam revertidos em favor do empregado lesado.
Situação: projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter terminativo e conclusivo.

Aprovado seguro-desemprego a dependente do trabalhador
Aprovado parecer favorável ao Projeto de Lei 5525, de 2013, de autoria Celso Jacob (PMDB-RJ), que regula o Programa do Seguro Desemprego  para assim possibilitar que o cônjuge ou dependentes possam receber as parcelas residuais do seguro desemprego em caso de falecimento do titular.
Situação: projeto segue para Comissão de Seguridade Social e Família.

Senado Federal

Plenário


Cota mínima para mulheres no Legislativo passa em primeira votação
Aprovado por 65 votos favoráveis e 7 contrários em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição 98, de 2015, de iniciativa da Comissão da Reforma Política do Senado Federal, propondo reserva um percentual mínimo de cadeiras nas representações legislativas em todos os níveis federativos.

Pela proposta fica assegurado a cada gênero percentual mínimo de representação nas cadeiras da Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e Câmaras Municipais, nas três legislaturas subsequentes à promulgação desta Emenda Constitucional, nos termos da lei, vedado patamar inferior a:

– 10% das cadeiras na primeira legislatura;
– 12% das cadeiras na segunda legislatura; e
– 16% das cadeiras na terceira legislatura.

Prevê que caso o percentual mínimo de que trata o caput não seja atingido por um determinado gênero, as vagas necessárias serão preenchidas pelos candidatos desse gênero com a maior votação nominal individual dentre os partidos que atingiram o quociente eleitoral.

Situação: Matéria depende de votação em segundo turno para posterior envio a Câmara dos Deputados.

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa


Comissão debateu trabalhismo no Brasil
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal realizou nesta terça-feira (25) audiência pública para debater o tema “O Trabalhismo no Brasil, em homenagem à memória de Getúlio Vargas, agora que se completam 61 anos de sua morte”.

Getúlio Vargas governou o Brasil por dois períodos, de 1930 até 1945, conhecido como Estado Novo regido por um sistema ditatorial; e de 1951 até 24 de agosto de 1954, eleito por meio do voto popular e finalizado com seu suicídio no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então capital do país.

Vargas trouxe diversas conquistas trabalhistas durante sua gestão, como a criação da previdência social, CLT, salário mínimo, férias, entre outros direitos. Além disso, a Petrobras, Vale do Rio Doce, Ministério do Trabalho foram implementados durante seu governo.

O presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), abriu o evento e trouxe as críticas de muitos que afirmam ser a CLT atrasada, entretanto, afirmou que a CLT não é considerada arcaica, uma vez que foram conquistas realizadas na era Vargas tendo como objetivo maior trazer benefícios e direitos trabalhistas a longo prazo.

Passando a palavra para o autor do requerimento, senador Telmário Mota (PDT-RR), este afirmou que o objetivo da audiência é debater as conquistas fundamentais aos trabalhadores e que, não apenas Vargas, mas Goulart e Brizola também fizeram parte deste momento histórico e contribuíram para as aquisições trabalhistas.

Oswaldo Maneschy, assessor especial e representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), inferiu sobre a importância da iniciativa de lembrar os efeitos de Getúlio Vargas e sua carta de testamento. Afirmou que Vargas valorizou as riquezas naturais do país, trouxe direitos de sindicalização, o direito de greve, deu abertura para a luta de classe e instituiu a Petrobras e Eletrobrás, empresas que até hoje se sustentam, apesar da crise atual com a primeira citada.

Maneschy ressaltou a necessidade de não retrocedermos nas conquistas realizadas, como demonstra o projeto sobre terceirização e o que revoga participação mínima da Petrobras na exploração do petróleo localizado em reservas do pré-sal (PLS 131/15). E, ao final, reiterou defendendo a Petrobras afirmando ser patrimônio do Brasil e do povo, não podendo ter nem mesmo uma parcela mínima de controle sem ser da própria estatal.

Filho do ex-presidente João Goulart e presidente do Instituto João Goulart, João Vicente Goulart, também participou da audiência e iniciou suas argumentações apontando que Getúlio foi e ainda é considerado símbolo do trabalhismo e quem deu o grande desenvolvimento na economia brasileira, primeiros passos para o desenvolvimento industrial no Brasil. Da mesma forma, fortaleceu o movimento de proteção aos trabalhadores, dando soberania à esta classe, instituindo o voto feminino, sindicalização rural, décimo terceiro, e conquistas que vemos no dia a dia as quais pretendem retirar.

Porém, Goulart também reafirma que direitos não retrocedem, mas avançam. Entretanto, cita a atual reforma fiscal, a qual busca uma reconfiguração da economia na tentativa de melhorar a crise, todavia, tendo como tomadores das consequências dessas ações os trabalhadores. Dessa forma, o convidado apontou que ampliação de direitos aos trabalhadores deveria ser imposta, como propor uma participação no lucro das empresas e exclusão de privilégios políticos e econômicos as elites.

Finalizou sua fala trazendo uma denúncia contra o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em defesa do instituto João Goulart, memorial o qual o governador quer seu encerramento de uso e o terreno a integrar o patrimônio do GDF. Parlamentares presentes no plenário da comissão, como o próprio presidente, senador Paulo Paim, demonstraram apoio à permanência do memorial.

José Augusto Miranda Souza Ribeiro, jornalista e escritor da trilogia “A Era Vargas”, fez um resumo histórico sobre Vargas e demonstrando que, a missão de qualquer partido político é promover a justiça social, entretanto, é necessário realizar uma mudança econômica primeiro, a qual foi feita por Vargas.

Rodrigo Rodrigues, secretário da Central Única dos Trabalhadores – CUT, demonstrou apoio ao memorial de João Goulart, colocado por José Ribeiro e iniciou sua exposição apontando Vargas como um dos poucos que teve uma visão global do Brasil, o integrando e reconhecendo os direitos trabalhistas por meio da CLT, do voto feminino, e valorização dos recursos do Brasil, como um fomento para a economia.

Rodrigues afirmou que um dos legados de Vargas foi a Petrobras, a política desenvolvimentista para o Brasil. Também, salientou o projeto da terceirização, o qual “rasga” a CLT, considerando o principal ataque, atualmente, contra os trabalhadores. Prossegue em seus argumentos colocando a CUT contrária à proposta de terceirização e do PLS 131/2015 citado por Oswaldo Maneschy.

Moacyr Roberto Tesch, diretor-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATU, também falou sobre grupos sociais críticos à CLT, os quais afirmam ser antiga. Entretanto, Tesh inferiu dizendo ser muito atualizada, por ter uma visão social, de justiça do trabalho, salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho, férias remuneradas, estrutura sindical (a qual muitos denigrem), entre outros direitos.

Ao final, antes de o autor do requerimento finalizar a audiência, foi dada a palavra ao último, e não menos importante orador compondo a mesa, o senador Elmano Férrer, o qual em sua fala reafirmou a importância de relembrar em audiência a figura de Getúlio Vargas, o qual saiu da vida para ficar na história ao ter sido o pai e defensor dos trabalhadores.

Comissão de Assuntos Econômicos


Férias de trabalhadores de uma família poderá ser concedida no mesmo período
Aprovado parecer favorável com substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 369, de 2011, de autoria da Senadora Ana Rita, para determinar que os trabalhadores membros de uma família poderão ter direito a férias no mesmo período.

Pelo texto substitutivo apresentado pelo relator, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), fixa que a época da concessão das férias deverá levar em conta as necessidades do trabalho e os interesses do empregado, mas, inexistindo concordância quanto à definição do período em que serão gozadas ou acordo ou convenção coletiva a respeito, caberá ao empregador a prerrogativa de fixar as datas, dando ciência ao empregado da decisão.

Os membros de uma mesma família terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disso não resultar prejuízo para o serviço na empresa ou nas empresas em que trabalharem.

Os empregados deverão comprovar, no prazo previsto no art. 135, a opção de concessão das férias do outro ente familiar empregado.

O empregado estudante, menor de 18 anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares.

Situação: Projeto segue para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais em decisão terminativa.

Comissão de Educação, Cultura e Esporte


Aprovado parecer pela rejeição de inclusão de Educação Profissional Técnica
Aprovado parecer contrário ao Projeto de Lei do Senado 186, de 2011, de autoria do então senador Wilson Santiago, para estabelecer que até 2020 os sistemas de ensino deverão assegurar que, no mínimo, 40% das vagas no ensino médio e 25% das vagas na educação de jovens e adultos sejam oferecidas na forma articulada à educação profissional, podendo referidos sistemas utilizar, para tanto, recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Altera a redação do art. 10 da Lei nº 7.998/90, para incluir, entre as destinações do FAT, o financiamento da educação profissional técnica de nível médio.

O parecer apresentado pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) rejeita o projeto uma vez que seu teor vai de encontro com o que foi proposto no PNE e, com relação a destinação de recursos do FAT, já existe legislação e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec para determinado fim.

Situação: projeto segue para apreciação do Plenário.

Comissão da Reforma Política


Aprovado relatório com substitutivo
Aprovado relatório ao Projeto de Lei da Câmara 75, de 2015, concluindo pela aprovação de substitutivo.

Pontos importantes constados no relatório:
•    Empresas poderão doar até 10 milhões às campanhas eleitorais, respeitando 2% da receita bruta do ano anterior;
•    Limitações de doações: doações de empresas podem ser apenas aos partidos; uma mesma legenda pode receber até 0,5% da receita bruta das empresas, podendo pagar multa e ficar proibido de concorrer a licitações e de assinar contratos com o poder público por até 5 anos caso desobedeça às normas;
•    União de legendas em federações, que atuarão como uma só legenda;
•    Em eleições proporcionais apenas serão eleitos candidatos que alcançarem pelo menos 10% do quociente eleitoral; e
•    Terão direito a troca de ideias em TV ou rádio candidatos de partidos com mais de 9 deputados federais.

Fim do financiamento empresarial foi um dos pontos que talvez seja emendado pelos senadores.

Situação: projeto segue ao Plenário do Senado, em regime de urgência.

Comissão de Assuntos Sociais


Rejeitado projeto que institui declarações exigidas de Microempreendedor Individual
Aprovado parecer que rejeita o Projeto de Lei do Senado 246, de 2011, de autoria do então senador Armando Monteiro (PTB-PE), o qual estipula que o seguro-desemprego seja pago aos empregados dos microempreendedores individuais com base: a) nas anotações existentes em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social; b) nas informações sobre recolhimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS; e c) no termo de rescisão contratual. Determina início de vigência na data de sua publicação.
Pelo parecer do senador Otto Alencar (PSD-BA), o projeto é rejeitado uma vez que a proposta pretende simplificar ainda mais a vida dos microempreendedores individuais, dispensando-os da apresentação da RAIS e da CAGED, o que representará a diminuição de custos contábeis a eles referentes.

Situação: a matéria vai à Comissão de Educação, Cultura e Esporte para prosseguimento da tramitação.

TRAMITAÇÕES

Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados

Pareceres apresentados:

Institui o Programa Nacional de Estímulo ao Emprego de Trabalhadores Experientes – PNETE
Projeto de Lei 6930, de 2006, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o qual cria um programa nacional para promover postos de trabalho para trabalhador com mais de 45 anos.
Parecer: pela incompatibilidade e inadequação financeira e orçamentária deste e dos apensados.
Relator: deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO).
Comissão: de Finanças e Tributação.

Restrição à proibição de registro de operação em caixa
Projeto de Lei 7587, de 2010, de autoria do deputado Décio Lima (PT-SC), que altera legislação tributária federal restringindo a proibição do uso de equipamentos processadores e registradores de operações com mercadorias apenas aos caixas.
Parecer: pela não implicação da matéria com aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira e orçamentária do projeto e do substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e, no mérito, pela aprovação do PL 7.587/10 e do substitutivo da CDEIC, com substitutivo.
Relator: deputado Rubens Otoni (PT-GO).
Comissão: de Finanças e Tributação.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec
Projeto de Lei 1428, de 2015, de autoria do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que fixa o caráter de permanência e continuidade das ações do Pronatec, tornando obrigatórias as transferências de recursos às instituições que executam o programa e determinar que os repasses anuais não sejam inferiores ao montante do ano anterior.
Parecer: pela aprovação.
Relator: deputada Geovania de Sá (PSDB-SC).
Comissão: de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Requisitos mínimos para aposentadoria por idade ou tempo de contribuição
Projeto de Lei 113, de 2015, de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que acrescenta dispositivo na Lei de Previdência Social para garantir o envio de correspondência informando que o segurado atingiu os requisitos mínimos para aposentadoria por idade ou tempo de contribuição.
Parecer: pela aprovação.
Relator: deputado Osmar Terra (PMDB-RS).
Comissão: de Seguridade Social e Família.

Relatores designados:

Prazo prescricional para cobrança de débitos da Previdência Social
Projeto de Lei 2804, de 2011, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o qual altera a lei que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, para dispor sobre o prazo prescricional relativo às prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social.
Relator: deputado Jorge Solla (PT-BA).
Comissão: de Seguridade Social e Família.

Brasília-DF, 28 de agosto de 2015.



Tamiris Clóvis de Almeida
Cláudia Fernanda Silva Almeida
Letícia Tegoni Goedert
Sheila Tussi Cunha Barbosa