CNTC participa do 1º Encontro de Lideranças Sindicais dos Comerciários da Bahia

Imprimir    A-    A    A+

13/05/2013

Captura de Tela 2013-04-29 às 14.34.52O 1º Encontro de Lideranças Sindicais dos Comerciários da Bahia, organizado pela
Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia – FECOMBASE, reuniu em Salvador mais de 40 lideres sindicais de todo o Estado. O evento aconteceu em 27 de abril, no Hotel Vila Velha, na capital baiana. Na pauta foram debatidos temas acerca da comunicação, sindicalização, arrecadação sindical, prestação de contas, militança e mobilização, registro sindical, campanha salarial, processo eleitoral e regulamentação dos comerciários, contando com lideres sindicais de outros estados e profissionais especialistas nesta área.

O presidente da CNTC, Levi Fernandes e o Primeiro Secretário, Lourival Figueiredo Melo, representaram a entidade confederativa pronunciando-se oficialmente para os sindicalistas baianos sobre a regulamentação dos comerciários. “A regulamentação foi um grande passo, mas ainda não é o ideal, esse é um marco inicial para conseguirmos realmente nossos objetivos através de instrumentos legais. Agradecemos o apoio da Bahia, da FECOMBASE, representada pelo companheiro Marcio Fatel, assim como todos os estados que participaram dessa vitória. Temos um grande leque de questões que prejudicam os comerciários e vamos todos juntos buscar os melhores meios pra isso, pois a CNTC somos todos nós”, opina o presidente Levi.

Captura de Tela 2013-04-29 às 14.29.45

Na oportunidade, os diretores da CNTC também falaram sobre as diretrizes da nova diretoria, foi feito também um balanço de ações deste último ano e recomendações aos sindicatos sobre as estratégias de ação a partir de agora. “Queremos aproximação com todos os sindicatos, federações, entidades sindicais, e também o governo, independente de bandeira ou partido. Quando o assunto maior for o bem estar do comerciário, a CNTC estará presente para contribuir”, completa o 1o Secretário, Lourival Figueiredo Melo.

Captura de Tela 2013-04-29 às 14.32.27“O Papel das Entidades no Processo de Campanha Salarial, Sindicalização, Militância e Mobilização”, foi o tema abordado pelo secretário Geral do Sindicato dos Comerciário de São Paulo, Edson Ramos. O Economista da FECOMARCIÁRIO/SP, José Elpidio, ministrou a palestra “Atuação dos Sindicatos na Arrecadação e Formas de Receitas”. Já a doutora Zilmara Alencar, Consultora Jurídica e Sindical, falou sobre o procedimento para registro sindical no MTE. Para fechar o Encontro, o jornalista assessor de imprensa da FECOMBASE, Leonardo Parente, falou sobre a importância da comunicação e das mídias sociais no sindicalismo e o Assessor Jurídico, Crecêncio Santana Filho, abordou o tema “O Processo Eleitoral e a Prestação de Contas no âmbito dos Sindicatos”.

Captura de Tela 2013-04-29 às 14.33.18

 Fonte: Assessoria de Imprensa Fecombase