Os Trabalhadores e as Eleições Municipais

Imprimir    A-    A    A+

13/11/2020

Por Luiz Carlos Motta*

Você se lembra em quem votou na última eleição municipal? O prefeito eleito cumpriu o que prometeu? Se você for até a Câmara Municipal da sua cidade, sabe dizer com que vereador irá tentar falar para resolver algum problema de interesse público?

Essas perguntas, com certeza, fazem você pensar na importância do seu voto. Estamos a poucas horas de uma das eleições mais importantes para a vida de cada brasileiro. Isso porque vamos eleger aqueles que decidem temas importantes na cidade, no bairro onde moramos e no local onde trabalhamos. Para o bem ou para o mal. Vamos escolher, ou deixar que escolham, os políticos que podem melhorar nossa qualidade de vida ou piorá-la ainda mais.

500 candidatos trabalhadores

Entre os milhares de candidatos a prefeito, vices e vereadores podemos considerar que aproximadamente 500 tem algum compromisso com os trabalhadores de várias categorias. Cerca de 40 deles são comerciários e fazem parte da Corrente Comerciária, um movimento político da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), que agrupa e apoia candidaturas ligadas aos empregados do comércio.

Na Câmara Federal sou o único representante dessa categoria que já soma mais de 12 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil. É preciso ficar de olho nos candidatos alinhados à defesa dos interesses dos trabalhadores.

Para nós, comerciários, as eleições municipais do próximo domingo, 15 de novembro, têm grande importância, porque são os prefeitos e vereadores que vão aprovar ou rejeitar leis que estabelecem, por exemplo, horários especiais para o comércio, impactando na nossa vida, na vida dos clientes e na sociedade como um todo.

Nossa jornada de trabalho está intimamente atrelada à autorização de lei municipal que fixa o horário de abertura e funcionamento de lojas, farmácias e supermercados, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Então, é fundamental que votemos em candidatos que tenham compromisso sério e respeito aos direitos duramente conquistados ao longo dos últimos anos.

Junto do povo
O comerciário tem uma característica muito especial do ponto de vista de escolha dos candidatos. Ele está em contato direto com o público, o que pode facilita conversas produtivas acerca de apresentações de candidaturas alinhadas ao setor. Não se trata de campanha nos locais de trabalho, mas sim, colocações de pontos de reflexões para o pleito, os candidatos e suas propostas.

Fake news
É hora de você checar se o seu candidato defende outros temas importantes para sua família como melhorias nos sistemas de transporte, saúde, educação e também segurança, uma vez que são alvos preferenciais dos bandidos durante assaltos em estabelecimentos comerciais.

Antes de votar, cuidado! É preciso conferir o que é fato e o que é fake news. Cabe a cada um ficar atento aos conteúdos divulgados pelos candidatos. Neste domingo, adote os cuidados necessários contra a Covid-19 e vá até o local de votação. Tudo isso dá trabalho, mas é melhor se esforçar agora e escolher os seus candidatos do que deixar que outros o façam e decidam o seu futuro e o futuro da sua família.

*Luiz Carlos Motta é presidente da CNTC, Fecomerciários e Deputado Federal (PL/SP)