PR gera mais 1.800 empregos formais em julho

Imprimir    A-    A    A+

26/08/2013

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou em 21 de agosto o balanço geral do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente a julho. Os números divulgados mostram que foram abertas 1,8 mil vagas no Parana, superando a ocupação dos postos em relação ao mês passado. Assim, o mercado de trabalho paranaense registrou um crescimento de 0,07%.

Proporcionalmente, o setor que mais cresceu em julho no Paraná foi o de Serviços (+2.863 postos), cujo saldo superou a retração do emprego ocorrida nos setores da Construção Civil (-1.210 postos) e da Indústria de Transformação (-1.073 postos).

Desde o começo do ano foram abertas quase 87 mil oportunidades de empregos, o que representa um crescimento de +3,36%. Os municípios da região que estão se destacando no preenchimento das vagas disponíveis são respectivamente: Paranavaí, Londrina, São José dos Pinhais, Campo Largo e Foz do Iguaçu.

O superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Neivo Beraldin, avalia o cenário de forma positiva e disse acreditar na crescente lei da oferta e da procura. “A geração de empregos existe quando a economia está ativada e com investimentos, esperando sempre novas contratações para aumentar a produção do Estado, e, consequentemente do país”.

Brasil – O mercado de trabalho abriu 41.463 postos de trabalho com carteira assinada no mês de julho. O resultado mostra um crescimento de 0,10% em relação ao mês anterior, e assim o emprego formal vem mantendo sua trajetória de crescimento.

No acumulado do ano, ocorreu expansão de+ 2,29% no nível de emprego, equivalente ao acréscimo de 907.214 postos de trabalho. Dentre os oito setores de atividade, seis aumentaram o nível de emprego, sendo que a agricultura obteve a maior taxa de crescimento com 18.133 novas vagas (+1,08%).

Fonte: MTE