Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 07 a 11 de maio

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 07 11 de maio, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Equipe de Relações Institucionais: Fernanda Silva, Janaína Silva, Quênia Camargo, Samuel Pereira e Sheila Barbosa

A Pauta da Semana detalha a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de a 07 11 de maio, observando que os eventos podem ser cancelados, alterados ou incluídos extrapauta.

SEMANA NO CONGRESSO : As atenções na Câmara dos Deputados esta semana será a tentativa de deliberar o Projeto de Lei Complementar (PLP) 441/17, do Senado, que torna obrigatória a participação de pessoas físicas e jurídicas no chamado cadastro positivo, um serviço de banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados. Atualmente, o registro de dados sobre pessoas e empresas no banco de dados somente pode ocorrer a partir de uma autorização expressa e assinada pelo cadastrado. Com a mudança, o sistema de registro passa a ter o mesmo mecanismo dos serviços de informações sobre maus pagadores. Além das empresas em geral com as quais as pessoas fazem transações comerciais, também passarão a ser fontes de informações para o cadastro positivo as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central e as concessionárias de água, luz, gás, telecomunicações e assemelhados.

Outra ação na Câmara dos Deputados é a instalação da Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 333/17, que restringe, em caso de crime comum, o foro privilegiado apenas aos presidentes de Poder, já outras autoridades como juízes, deputados e senadores serão julgados em primeira instância. No ato de instalação será eleito o presidente da comissão especial, que indicará o relator.

O assunto foro privilegiado será uma queda de braços entre os Poderes Judiciário e Legislativo diante da decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) de restringir o foro privilegiado para deputados federais e senadores, para fatos praticados em decorrência do mandato, e a Câmara após essa decisão restritiva do STF tenta deliberar sobre o assunto, mesmo havendo o impedimento constitucional de não se apreciar proposta de emenda à constituição enquanto vigorar a intervenção no estado do Rio de Janeiro.A primeira reunião deverá ocorrer na próxima quarta-feira, dia 9, às 14h, oportunidade em que será eleito o presidente da Comissão Especial e a definição do relator da matéria.

No Senado o destaque vai para a Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalho que na quinta-feira apresentará o relatório do senador Paulo Paim (PT-RS), propondo a criação do Estatuto do Trabalho, em contraponto a Lei 13.467 de 2017, a fim de preservar os direitos e garantias dos trabalhadores.

Câmara dos Deputados

Plenário


Haverá sessões deliberativas nesta terça,quarta e quinta-feiras para se tentar desobstruir a pauta de votações que encontra-se sobrestada por uma série de Medidas Provisórias que estão para perder a validade e precisam ser votadas. Cabe destacar que não há MPs que afetam diretamente o setor de comércio e serviços. Da pauta destacam-se:

-Medida Provisória 810, de 2017, que trata de incentivo fiscal para o setor de informática.

-Medida Provisória 811, de 2017, que  autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pública

denominada Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-

Sal Petróleo S.A. – PPSA e dispõe sobre a política de comercialização de petróleo, gás

natural e outros hidrocarbonetos;

-Projeto de Lei 1202-C, de 2007, que disciplina a atividade de “lobby” e a atuação dos grupos de pressão ou de interesse e assemelhados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, e dá outras providências;

URGÊNCIA

-Projeto de Lei Complementar 441, de 2017, que discussão, em turno único, do Projeto de Lei Complementar nº 441-A, de 2017, que altera a Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001, e a Lei nº 12.414, de 9 de junho de 2011, para dispor sobre os cadastros positivos de crédito e regular a responsabilidade civil dos operadores;

Em discussão e votação:

-Projeto de Lei 7005, de 2013, que estabelece a possibilidade de subscrição eletrônica para apresentação de projeto de lei de iniciativa popular;

-Projeto de Lei 8456-A, de 2017, que altera a Lei nº12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária sobre a receita bruta;

-Projeto de Lei 5996, de 2016, que altera o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para permitir que a avó materna ou o avô materno ausente-se do trabalho por 5 (cinco) dias, sem prejuízo do salário, em caso de nascimento de neto cujo nome do pai não tenha sido declarado;

-Projeto de Lei 7078 C, de 2002, que consolida a legislação que dispõe sobre os Planos de Benefícios e Custeio da Previdência Social e sobre a organização da Seguridade Social; tendo pareceres: do Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis, pela aprovação, com substitutivo.

COMISSÕES DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

3ªFeira – 14h30 e 4ªFeira – 10h


 Ação da guarda de menores

Item 15 – Projeto de Lei 2577, de 2015, e autoria do deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP) que tipifica a conduta de a mulher imputar fato ilícito a seu companheiro com a finalidade de obter privilégio na ação da guarda de menores.

Relatório: apresentado pela deputada Gorete Pereira (PR-CE), pela constitucionalidade

Proibição de revista íntima

Item 40-Projeto de Lei 1941, de 2015, de autoria Luis Tibé (AVANTE-MG), que “acrescenta artigos à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para dispor sobre a proibição de revista íntima nos empregados nos locais de trabalho”.

Relatório: apresentado pelo deputado Expedito Netto (PSD-RO), pela constitucionalidade

COMISSÕES DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS (CEDEICS)

4ªFeira – 9h30


Preços de Produtos e Serviços

Item 17– Projeto de Lei 9148, de 2017, de autoria do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que altera a Lei 8078, de 1990, para dispor sobre as formas de arredondamento de preços de produtos e serviços praticados no mercado de consumo.

Relatório: apresentado pelo deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP)

COMISSÕES DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

4ªFeira – 10h


Tratamento cânceres do colo uterino e de mama

Item 12– Projeto de Lei 7354, de 2017, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) que altera a Lei 11.664, de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, para garantir a realização de ultrassonografia mamária.

Relatório: apresentado pela deputada Laura Carneiro (DEM-RJ).

Obrigatoriedade de exame oftalmológico

Incluir jovens com deficiência nos programas aprendizagens

Item 23– Projeto de Lei 3550, de 2015, de autoria do deputado Bacelar (PODE-BA) que acrescenta parágrafo ao art. 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a fim de tornar obrigatoriedade o exame oftalmológico dos empregados.

Relatório: apresentado pelo deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), pela aprovação.

COMISSÕES DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO

4ªFeira – 10h


Tratamento cânceres do colo uterino e de mama

Item 16– Projeto de Lei 6094, de 2013, de autoria do deputado Vicente Candido (PT-SP), que altera as leis 11482, de 2007 e 9250, de 1995 para reajustar os valores das tabelas progressivas mensais do imposto de renda de pessoas físicas, das deduções por dependente, das despesas com educação e dá outras providências.

Relatório: apresentado pelo deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), pela adequação financeira e orçamentária.

COMISSÕES DE TRABALHO, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

4ªFeira –  9h30


Incluir jovens com deficiência nos programas aprendizagens

Item 08– Projeto de Lei 839, de 2015, de autoria do deputado Marcelo Belinati (PP-PR), que altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, para assegurar a inclusão de jovens com deficiência nos programas de aprendizagem, acrescentando o parágrafo 3º ao seu art. 429.

Relatório: apresentado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), pela aprovação

Senado Federal

Plenário   


Nesta segunfa-feira (07-05) haverá sessão especial no plenário para celebrar a Campanha da Fraternidade de 2018.

Na quarta-feira (09-05) haverá sessão de Debates Temáticos, às 11h, para debater o tema “a paz no processo eleitoral.

Sessão deliberativa ordinária para terça-feira (08-05) às 14 horas, quarta (09-05) e quinta-feira (10-05) às 14 horas e na sexta-feira (11-05) ocorrerá sessão não deliberativa.

Não constam na pauta projetos de interesse da categoria de comércio e serviços, mas destacam-se:

– Pauta sobrestada pelo Projeto de Lei de Conversão 5, de 2018, originário da Medida Provisória 809/2017, que dispõe sobre a destinação e a aplicação dos recursos de compensação ambiental e sobre a contratação de pessoal por tempo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Instituto Chico Mendes).

-Projeto de Lei do Senado 64 de 2018, que disciplina o regime de cumprimento de pena privativa de liberdade da mulher gestante ou que for mão ou responsável por crianças ou por pessoas com deficiência, bem como sobre a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar das mulheres na mesma situação.

Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalhador

3ª feira às 09h


Audiência Pública para debater sobre o Direito Processual do Trabalho e contará com as seguintes participações:

Guilherme Guimarães Feliciano- Presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA; Alex Myller- Auditor Fiscal do Trabalho – Delegado Sindical no Piauí – representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT; Ana Paula Alvarenga Martins- Juíza do Trabalho Titular – TRT15; Representante da OAB; Representante do Ministério Público do Trabalho – MPT; Representante da Associação Brasileira de Advogados.

Comissão de Assuntos Sociais

4ª feira às 09h


Emprétimo consignado

Item 04- Projeto de Lei do Senado 565, de 2007, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que acrescenta o § 7º ao art. 6º da Lei nº 10.820 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a vedação de diferenciação nas condições de empréstimo consignado ao aposentado, pensionista e trabalhadores da ativa.

Relatório: apresentado pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES)

Anotação do estágio na Carteira de Trabalho

Item 11- Projeto de Lei do Senado 93, de 2017, de autoria da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que altera as Leis nº 8.212 e 8.213, de 24 de julho de 1991, e nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, para dispor sobre a anotação do estágio na Carteira do Trabalho e da Previdência Social e da inclusão do estagiário como contribuinte individual da Previdência Social.

Relatório: apresentado pelo senador José Pimentel (PT-CE), pela aprovação

Saque do FGTS para pagamento de pensão alimentícia

Item 12– Projeto de Lei do Senado 415, de 2017, de autoria do senador Lasier Martins (PSD-RS), que altera a Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, para permitir o uso do FGTS para pagamento de pensão alimentícia pelo trabalhador que não possuir outro recurso líquido disponível.

Relatório: apresentado pelo senador Jorge Viana (PT-AC), pela aprovação

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

4ª feira às 10h


Medidas protetivas – Lei Maria da Penha

Item 02– Projeto de Lei do Senado 197, de 2014, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MS), que altera a Lei 11340, de 2006 – Lei Maria da Penha, a fim de possibilitar a aplicação das medidas protetivas de urgência nelas previstas independentemente de sua vinculação a inquérito policial ou a processo penal contra o agressor.

Relatório: apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor

4ª feira às 11h


Carência de Plano de Saúde

Item 02– Projeto de Lei do Senado 502, de 2017, de autoria do senadora Rose de Freitas (DEM-ES), que altera a Lei dos Planos de Saúde, para isentar o beneficiário do cumprimento de períodos de carência nos casos de urgência e emergência e para reduzir para cento e vinte dias o período de carência nas internações hospitalares.

Relatório: apresentado pelo senador Elmano Férrer (PODE-PI), pela aprovação.

Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalhador

5ª feira às 09h


Reunião para apresentação do Estatuto do Trabalhador a ser apresentado pelo relator, senador Paulo Paim (PT-RS).

Brasília-DF, 07 de maio de 2018.