Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 22 a 26 de agosto de 2016

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 22 a 26 de agosto de 2016, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analistas de Relações Institucionais: Letícia Tegoni Goedert, Renan Bonilha Klein e Victor Zaiden
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo

A Pauta da Semana detalha a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 22 a 26 de agosto de 2016, observando que os eventos podem ser cancelados ou alterados.

  • Impeachment: semana em que o processo de impeachment da Presidente-afastada Dilma Rousseff chega em sua fase final de tramitação. A sessão de julgamento está marcada para iniciar na 5ª feira (25/8). É previsto que essa primeira etapa seja finalizada na madrugada de sábado (27). Dilma será ouvida no Senado na próxima 2ª feira (29/8). É provável que a votação se dê no dia seguinte (30). São necessários no mínimo 54 votos para destituir Dilma da Presidência, margem de votos que, segundo expectativa do governo interino de Michel Temer, será ultrapassada com segurança.

Câmara dos Deputados

Plenário


Na 2ª feira (22/8) será realizada sessão deliberativa extraordinária para concluir a votação do PLP 257/2016, que propõe a renegociação das dívidas dos Estados com a União;

Na 3ª e 4ª feira estão marcadas sessões deliberativas ordinárias para votação de sete medidas provisórias (MPs) que trancam a pauta.

  • MP 722/2016, que abre crédito extraordinário, em favor da Presidência da República e do Ministério do Esporte;
  • MP 723/2016, que prorroga o prazo de dispensa de revalidação do diploma dos integrantes do Programa Mais Médicos;
  • MP 724/2016, que altera a Lei nº 12.651/2012, para dispor sobre a extensão dos prazos para inscrição no Cadastro Ambiental Rural e para adesão ao Programa de Regularização Ambiental;
  • MP 725/2016, que dispõe sobre o Certificado de Depósito Agropecuário (CDA);
  • MP 726/2016, que realiza a reforma administrativa na estrutura do Poder Executivo;
  • MP 728/2016, que cria as Secretarias Especiais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional;
  • MP 730/2016, que abre crédito extraordinário, em favor da Justiça Eleitoral;
  • MP 736/2016, que abre crédito extraordinário em favor de Transferências a Estados, Distrito Federal e Municípios.

Havendo oportunidade, poderá ser iniciada a discussão do PL 4567/2016, que faculta à Petrobras o direito de preferência para atuar como operador e possuir participação mínima de 30% nos consórcios formados para exploração de blocos licitados no regime de partilha de produção.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC


Terça-feira, às 9h; quarta-feira, às 9h

Coação irresistível

Item 13 – Projeto de Lei 1746, de 2011, de autoria da Comissão de Legislação Participativa (CLP), que altera o art. 22 do Código Penal para dispor que se o crime é cometido sob coação moral irresistível ou em estrita obediência a ordem de superior hierárquico em âmbito público ou privado, só será punível o autor da coação ou da ordem.
Relatório: apresentado pelo deputado Alessandro Molon (REDE-RJ), pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação, com substitutivo.

Carteira de Trabalho eletrônica

Item 30 – Projeto de Lei 7705, de 2014, de autoria do senador licenciado Blairo Maggi (PR-MT), que altera a CLT para permitir que a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ocorra por meio eletrônico.
Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), pela constitucionalidade da matéria.

Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF


Terça-feira, às 09h30

Previdência social

A reunião será aberta com o lançamento do livro Previdência Social – Contribuição ao debate e da cartilha Desmistificando o Deficit da Previdência Social, pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP).

Lei da cantada

Item 2 – Projeto de Lei 1806, de 2015, de autoria do deputado Laudívio Carvalho (SD-MG), que altera o Código Penal para estabelecer como contravenção penal a conduta de abordar, importunar ou constranger mulher com gestos ou palavras torpes ou obscenas.
Relatório: apresentado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), pela aprovação da matéria com substitutivo.

Violência contra a mulher

Item 19 – Projeto de Lei 7163, de 2014, de autoria da deputada Érika Kokay (PT-DF), que altera a Lei Maria da Penha para ampliar o rol de hipóteses que configuram a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Relatório: Apresentado pela deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), pela aprovação, com emenda.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços – CDEICS


Terça-feira, às 9h30

Bolsa-estágio

Item 8 – Projeto de Lei 3664, de 2015, de autoria do deputado Laudívio Carvalho (SD-MG) que trata da atualização anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do valor da bolsa estágio.
Relatório: apresentado pela deputada Conceição Sampaio (PP-AM), pela aprovação da matéria.

Participação nos lucros

Item 14 – Projeto de Lei 258, de 2015, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que permite a negociação coletiva de metas referentes à saúde e segurança no trabalho como critério para fixação dos direitos relativos à participação do trabalhador nos lucros ou resultados da empresa.
Relatório: apresentado pelo deputado Helder Salomão (PT-ES), pela rejeição da matéria.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público – CTASP


Terça-feira às 10h

Seguro-desemprego

Item 7 – Projeto de Lei 2750-A, de 2015, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), aplicando o disposto nas Leis 7998/90 e 13134/2015 aos trabalhadores desempregados que, no período da vigência da MP 665/2015, compreendido entre 28 de fevereiro e 16 de junho de 2015, atendiam às condições, exigências e requisitos previstos naquela lei, para fins de obtenção, majoração ou ampliação do número de parcelas do benefício do seguro desemprego, assegurando-se os direitos adquiridos.
Situação: aprovada a urgência para sua deliberação em Plenário e encontram-se os pareceres pendentes das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FGTS e Pré-sal

Item 8 – Projeto de Lei 3739, de 2015, de autoria da Comissão de Legislação Participativa (CLP), que permite a movimentação da conta do trabalhador no FGTS para integralização de cotas de Fundo de Investimento destinado a financiar a exploração do pré-sal pela Petrobrás.
Relatório: apresentado pelo deputado Vicentinho (PT-SP), pela rejeição do projeto.

Proteção do trabalho do idoso

Item 15 – Projeto de Lei 6685, de 2009, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), para dispor sobre proteção do trabalho idoso, onde inclui jornada de 8 horas diárias; redução de 30 minutos da jornada em caso de trabalho com condições penosas, perigosos ou insalubres; obriga a realização de exames de admissão e demissional; veda empregar idosos em trabalhos que exigem força física muito elevada; e multa pela infração de qualquer norma estipulada, no valor de R$ 300,00 a R$ 3.000,00 reais.
Relatório: apresentado pelo deputado Lucas Vergilio (SD-GO), pela aprovação deste e da emenda apresentada na CSSF, que apenas define pessoa idosa aquela com sessenta ou mais anos de idade.

Acompanhamento escolar dos filhos

Item 16 – Projeto de Lei 483, de 2011, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que altera a CLT para permitir ao trabalhador deixar de comparecer ao trabalho para tratar de interesse particular ou para acompanhamento de atividade escolar de dependente.
Relatório: apresentado pelo deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), pela aprovação da matéria com substitutivo.

Alta programada

Item 17 – Projeto de Lei 2221, de 2011, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), que estabelece a vedação de alta programada durante o período de concessão do auxílio-doença.
Relatório: Apresentado pelo deputado Vicentinho (PT-SP), pela aprovação da matéria, com substitutivo.

Perícia judicial

Item 18 – Projeto de Lei 2681, de 2011, de autoria do ex-senador Pedro Simon (PMDB-RS), que altera a CLT para dispor sobre a perícia judicial em caso de arguição de insalubridade ou periculosidade.
Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB) pela aprovação do projeto, com substitutivo.

Licença especial a trabalhadora grávida em gestação em situação de risco

Item 20 – Projeto de Lei 4884, de 2012, de autoria da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que concede à trabalhadora gestante licença especial, caso ela ou o feto esteja em situação de risco, mediante comprovação de laudo médico.
Relatório: apresentado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO) pela aprovação da proposta.

Gestão do FGTS

Item 21 – Projeto de Lei 7407, de 2014, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que transfere ao Ministério das Cidades a gestão da aplicação do FGTS.
Relatório: apresentado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO) pela aprovação da proposta.

Disque-Denúncia do Trabalhador

Item 23 – Projeto de Lei 4766, de 2016, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que institui o Programa Disque-Denúncia do Trabalhador.
Relatório: apresentado pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), pela aprovação do projeto.

Movimentação do FGTS

Item 24 – Projeto de Lei 3310, de 2000, de autoria do ex-deputado Euler Morais (PMDB-GO), que possibilita o saque do saldo da conta vinculada do FGTS para tratamento de saúde de parentes em 1º grau do titular acometidos da AIDS.
Relatório: apresentado pelo deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), pela rejeição do projeto principal, pela aprovação de apensados e do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Estabilidade de empregado

Item 25 – Projeto de Lei 4296, de 2008, de autoria do deputado Deley (PTB-RJ), que dispõe sobre a estabilidade de empregados de empresas objeto de cisão, fusão, incorporação ou agrupamento societário.
Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela aprovação da matéria, com substitutivo.

Abono pecuniário de férias

Item 29 – Projeto de Lei 4705, de 2012, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), garante a incidência do terço constitucional de férias sobre a remuneração dos 10 dias convertidos em abono pecuniário.
Relatório: apresentado pelo deputado Vicentinho (PT-SP), pela aprovação da matéria, com substitutivo.

Extinção da ação trabalhista após 8 anos de tramitação

Item 31 – Projeto de Lei 5347, de 2013, de autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), que altera a CLT para dispor que decorridos oito anos de tramitação do processo trabalhista sem que a ação tenha sido levada a termo o processo será extinto, com julgamento de mérito por decurso de prazo.
Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela aprovação da matéria, com substitutivo.

Movimentação do FGTS para abertura de empresa

Item 33 – Projeto de Lei 7555, de 2014, de autoria do deputado Jorginho Mello (PR-SC), que permite a movimentação da conta vinculada do FGTS para fomentar a abertura de micro e pequenas empresas.
Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela rejeição da matéria.

Demissão voluntária

Item 40 – Projeto de Lei 2112, de 2015, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a CLT para proibir condições distintas entre os empregados para adesão a plano de demissão voluntária.
Relatório: apresentado pelo deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), pela rejeição da matéria.

Recebimento do FGTS em folha de pagamento

Item 41 – Projeto de Lei 2308, de 2015, de autoria do deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), dispõe sobre a opção do trabalhador pelo recebimento, em sua folha de salários, dos valores a ele devidos a título de FGTS.
Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela rejeição da matéria.

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – CMULHER


Terça-feira às 14h30

Equiparação política entre gêneros

Item 1 – Projeto de Lei 349, de 2015, de autoria da deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ), que garante a presença de número equivalente de candidatos e candidatas nos debates organizados durante as eleições proporcionais; e proíbe propaganda eleitoral que deprecie a condição da mulher e estimule a discriminação de sexo ou raça.
Relatório: apresentado pela deputada Raquel Muniz (PSD-MG), pela aprovação da matéria, com substitutivo.

Saúde da Mulher

Item 2 – Projeto de Lei 5328, de 2016, de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), que Trata da criação de unidades exclusivas de assistência à saúde da mulher.
Relatório: apresentado pela deputada Tia Eron (PRB-BA), pela aprovação da matéria.

Senado Federal

Plenário


A pauta encontra-se desobstruída e até o momento não constam propostas de interesse;

  • Estão agendadas sessões deliberativas ordinárias para 3ª e 4ª feira;
  • A partir da 5ª feira (25/8) inicia-se a sessão extraordinária de julgamento da Presidente-afastada Dilma Rousseff.

 

Comissão de Assuntos Sociais (CAS)


Quarta-feira, às 9h 

Estabilidade e auxílio-doença

Item 10 – Projeto de Lei do Senado 166, de 2016, de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que altera a CLT para para conceder estabilidade provisória aos empregados que retornarem ao trabalho após o término do auxílio-doença, quando concedido em decorrência de tratamento contra a neoplasia maligna.
Relatório: apresentado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que solicita o envio da matéria à Mesa do Senado Federal para que se proceda a sua reautuação como Projeto de Lei Complementar.

Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle – CMA


Terça-feira, às 9h30

Prestação de contas de entidades sindicais

Item 12 – Projeto de Lei do Senado 211, de 2016, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que determina que os sindicatos federações e confederações de categorias econômicas ou profissionais prestem contas ao Tribunal de Contas da União sobre a aplicação da contribuição sindical. O projeto também inclui as entidades sindicais no âmbito de aplicação da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011).
Relatório: apresentado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), pela aprovação da matéria, com emenda. 

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ


Quarta-feira, às 10h

Violência contra a mulher

Item 20 – Projeto de Lei do Senado 195, de 2014, que altera a Lei Maria da Penha para obrigar a autoridade policial a colher as provas referentes à presença de criança ou adolescente, como testemunha ou vítima, nos casos de violência doméstica e, nesse caso, remeter os autos do inquérito policial ao juiz da infância e da juventude e ao Conselho Tutelar.
Relatório: apresentado pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), favorável ao projeto, com emendas.

Crimes contra a mulher serão ação pública incondicionada

Item 22 – Projeto de Lei do Senado 290, de 2010, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), que altera a Lei Maria da Penha para estabelecer que os crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher sejam processados mediante ação pública incondicionada.
Relatório: apresentado pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS), pela aprovação, com emenda.

Congresso Nacional

Plenário


O Congresso se reúne na 3ª feira (23/8), a partir das 11h, para deliberar sobre vetos e o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017.

Constam entre os vetos de interesse:

  • Item 1 – Veto 13/2016, MP 698/2015, que dispõe sobre operações de financiamento habitacional com desconto ao beneficiário concedido pelo FGTS para aquisição de imóveis no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida construídos com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR); (veto parcial)
  • Item 3 – Veto 16/2016, PL 814/2007, que altera a CLT para proibir o trabalho da gestante ou lactante em atividades, operações ou locais insalubres; (veto parcial)
  • Item 7 – Veto 28/2016, PLS 158/2007, que define os eventos que são considerados desastres naturais, para fins de liberação do FGTS; (veto total)

Brasília, 22 de agosto de 2016



Victor Zaiden