Brizola Neto se reúne com Confederações na CNTC

Imprimir    A-    A    A+

01/08/2012

O Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, assumiu hoje (01/08), em encontro com Presidentes das Confederações Nacionais de Trabalhadores, o compromisso de manter um canal aberto de diálogo com o sistema confederativo laboral. Brizola Neto se reuniu com as Confederações na sede da CNTC, em Brasília. O objetivo do encontro foi aprofundar a análise das reivindicações que constam do documento entregue ao Ministro pelos representantes das Confederações no dia 17 de julho. O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, destacou a importância da reunião e o consenso das entidades em torno das propostas levadas ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre os itens que constam da pauta para discussão estão a Revitalização do Ministério, a revisão das Portarias 186 e 392; o fortalecimento do sistema confederativo; a renegociação com a Caixa Econômica Federal para o recolhimento das contribuições sindicais; Vinculação x Filiação; Qualificação Profissional e Formação; Participação nos Conselhos; Jornadas de Trabalho; Precarização do Trabalho frente à Flexibilização das Relações Capital e Trabalho; Conflito de Competência –Servidores Públicos x Setor Privado x MTE x Ministério do Planejamento e Ausência da participação do MTE no debate da PEC 369/2005.

Na avaliação do Diretor-Secretário da CNTC, Lourival Figueiredo Melo, “o Ministro fez um brilhante pronunciamento destacando a  importância do trabalho na construção da riqueza nacional e da cidadania e o papel estratégico e humano da classe trabalhadora, deixando clara sua posição em favor das entidades confederativas e do seu papel nas relações do trabalho”.

Brizola Neto reafirmou seu compromisso com o movimento sindical e destacou sua posição em favor aos direitos dos trabalhadores, que, segundo ele, passa pelo respeito às entidades constituídas. O Ministro deixou claro seu compromisso com o respeito à Constituição e disse que a elaboração da nova portaria que regula a questão das entidades sindicais deve ser fruto de debate com todos os atores envolvidos na elaboração das novas regras, principalmente com as Confederações.

Apoio aos Comerciários

Em rápido diálogo com o Presidente da CNTC,  Levi Fernandes Pinto, e com os Diretores Lourival Figueiredo Melo e Luiz Carlos Motta, o Ministro do Trabalho e Emprego voltou a declarar seu apoio ao projeto de regulamentação da profissão de Comerciário, que está em tramitação na Câmara dos Deputados após aprovação unânime no Senado Federal. Brizola Neto se colocou ontem à disposição da CNTC para ajudar na regulamentação da categoria.

Luiz Carlos Motta, Lourival Figueiredo Melo, Brizola Neto e Levi Fernandes Pinto

 Assista, aqui, a fala do Ministro Brizola Neto na CNTC